Acores9

Programa Regional de Prevenção da Depressão arranca como projeto piloto em 2018

O Secretário Regional da Saúde anunciou hoje, em São Miguel, a implementação do Programa Regional de Prevenção da Depressão em 2018, como projeto experimental.

“A nossa intenção, caso também seja a da Ordem dos Psicólogos, é de, no início de 2018, também implementarmos na Região, de forma piloto, este programa, escolhendo três centros de saúde, em três ilhas”, afirmou Rui Luís, em declarações à margem das jornadas 'Contributos da Psicologia na Sociedade Atual'.

O Programa Regional da Prevenção da Depressão resulta da extensão do programa que será aplicado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, como projeto piloto, no norte do país.

“Já manifestámos várias vezes à Ordem dos Psicólogos que estamos disponíveis para implementar este programa de prevenção da depressão nos Açores”, frisou o Secretário Regional, revelando que “haverá uma reunião, em janeiro, com a Ordem para definir as primeiras intervenções e assinar o respetivo protocolo".

"Em fevereiro e março, já estão agendadas formações para os profissionais para a utilização da plataforma e do programa em si”, acrescentou.

Rui Luís salientou que a situação ao nível dos psicólogos nos Açores é melhor do que no contexto nacional, mas, apesar disso, considerou que é necessário “investir mais ao nível dos recursos humanos”, acrescentando que “será importante implementar este programa de uma forma experimental em algumas ilhas para servir de modelo a toda a Região”.

Na sua intervenção na abertura das jornadas, o titular da pasta da Saúde salientou a importância de fomentar a consciência e organizar eventos sobre a temática da saúde mental, tal como propõe a Organização Mundial de Saúde.

Para Rui Luís, é também fundamental uma intervenção concertada com as famílias, ao nível dos estilos de vida, comportamentos de risco e relações interpessoais.

“Com a noção da necessidade de um reforço de medidas preventivas, iniciamos já a implementação do programa Prevenir em Família e na Comunidade, integrado numa estratégia regional de promoção de estilos de vida saudável e prevenção de comportamentos de risco destinado a pais e crianças, e contamos ainda neste ano letivo chegar também às escolas com o Programa Regional de Promoção da Alimentação Saudável”, afirmou o Secretário Regional.

GaCS/MS

Comentários

Partilhe a sua opinião

Imobiliário
Ultimas Propriedades

Este canal encontra-se em desenvolvimento. Envie as suas propriedades para venda para [email protected]

Culinária
Últimas Receitas
Ratatouille
Em Vegetarianos
Sanduíches de Verão
Em Entradas
Torta de Tomate Rustica
Em Pratos Vegetarianos

© 2015/2017 by Acores9 - Beta Version