Acores9

Governo Regional vai continuar a investir no abastecimento de água às explorações agrícolas em 2018, assegura João Ponte

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas garantiu hoje que o investimento no abastecimento de água às explorações agrícolas vai continuar em 2018, visto que este tipo de intervenção assegura melhores condições de trabalho e contribui para a melhoria da rentabilidade das explorações e do rendimento dos agricultores.

“A política de construção de reservatórios é essencial e é isso que queremos prosseguir nos próximos tempos, aproveitando, naturalmente, também o PRORURAL+ e os financiamentos da União Europeia”, afirmou João Ponte na inauguração do reforço ao sistema de abastecimento de água de Santo Amaro, no âmbito da visita estatutária a São Jorge.

João Ponte salientou que, no próximo ano, o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) tem previsto avançar com investimentos ao nível dos sistemas de abastecimento de água em várias ilhas, obras que serão realizadas em função das disponibilidades orçamentais.

Na sua intervenção, adiantou que, no caso concreto da ilha de São Jorge, está previsto o início no segundo semestre de 2018 das obras de construção de mais dois reservatórios, um nos Biscoitos e outro nos Bardinhos, num investimento global de cerca de 100 mil euros.

“São investimentos muito importantes, pois a água é, de facto, um bem essencial para a agricultura”, afirmou João Ponte.

Relativamente ao sistema de abastecimento de água de Santo Amaro, hoje inaugurado, o Secretário Regional disse tratar-se de uma “obra útil e necessária”, que custou 35 mil euros e beneficia 35 explorações agrícolas, numa área de 150 hectares.

Com a criação desta estrutura, com capacidade para 250 metros cúbicos, a capacidade total de armazenamento de água no Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente de São Jorge passa a ser de 500 metros cúbicos, o que é considerado fundamental, sobretudo em épocas de maior escassez.

Esta obra era uma aspiração dos agricultores e das suas estruturas representativas na ilha, cuja necessidade o Governo Regional sempre reconheceu como necessária.

O governante referiu também que, no concelho da Calheta, decorre a “bom ritmo” a obra relativa ao sistema de abastecimento de água da Ribeira do Meio, que engloba a construção de um açude, da rede de adução, do reservatório e do ponto de distribuição de água no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) de Santo Antão/Topo, num investimento de cerca de 50 mil euros.

João Ponte salientou que, nos últimos quatro anos, foi realizado um investimento global de cerca de 4,5 milhões de euros no alargamento da rede de abastecimento de água às explorações agrícolas em todo o arquipélago, dos quais 600 mil euros foram aplicados na ilha de São Jorge.

GaCS/RM

Comentários

Partilhe a sua opinião

Imobiliário
Ultimas Propriedades

Este canal encontra-se em desenvolvimento. Envie as suas propriedades para venda para [email protected]

Culinária
Últimas Receitas
Ratatouille
Em Vegetarianos
Sanduíches de Verão
Em Entradas
Torta de Tomate Rustica
Em Pratos Vegetarianos

© 2015/2017 by Acores9 - Beta Version