Acores9
Local
Igreja de São Paulo, Ribeira Quente
Data Inicial
2017-04-25
Hora Inicial
18:00

Orquestra de Violas da Terra a 25 de Abril na Ribeira Quente

A Orquestra de Violas da Terra da Ilha de São Miguel fará o seu Concerto anual na freguesia de Ribeira Quente, no dia 25 de Abril pelas 18:00.

O Concerto será realizado na Igreja de São Paulo e está inserido nas Comemorações do Centenário da Igreja de São Paulo. Estas Comemorações iniciaram-se em Janeiro e estender-se-ão até ao final do ano.

É a primeira vez que a Orquestra de Violas da Terra se apresenta ao público na Ribeira Quente que é a freguesia onde está sediada a Associação de Juventude Violas da Terra, entidade responsável pela formação desta Orquestra e de outros eventos de valorização da Viola nos Açores.

O Concerto contará com a presença de cerca de 3 dezenas de tocadores, com idades dos 12 aos 68 anos, oriundos das diversas Escolas de Violas da Ilha de São Miguel, e, ainda, oriundos de grupos folclóricos ou até músicos que aprenderam a tocar sozinhos ou com familiares e amigos.

A juntar-se à Orquestra teremos Carolina Constância no Violino, Gianna de Toni no Contrabaixo, Sílvia Oliveira na Flauta e, também, Eduarda Braga na voz. O Concerto teve de ser adaptado à realidade do espaço em que será realizado e também conta com a presença de músicos da freguesia ou músicos que vivem e desenvolvem algum trabalho musical na mesma. O repertório a apresentar será uma selecção das peças trabalhadas nos últimos anos pela Orquestra e, ainda, uma ou outra novidade adequada ao local e à história musical da freguesia.

A presença da Orquestra nestas Comemorações do Centenário da Igreja de São Paulo é vista pela entidade promotora como uma forma de valorizar a grande tradição musical na Ribeira Quente e homenagear as pessoas que fizeram e/ou que continuam a fazer acontecer a tradição musical na Freguesia ao longo do ano. Ao mesmo tempo pretende-se tentar motivar as novas gerações do Concelho da Povoação para a prática da música e dos instrumentos tradicionais.

O estágio e concerto da Orquestra é uma colaboração da Associação com a Comissão das Festas do Centenário da Igreja de São Paulo, contando com a forte colaboração e empenho dos elementos da Orquestra que prontamente se inscreveram para mais um estágio e concerto.

Para a realização do espectáculo musical, que implica uma logística muito grande, a Associação conta ainda com a colaboração da Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia de Ribeira Quente e Filarmónica de São Paulo.

© 2015/2017 by Acores9 - Beta Version