Acores9
Local
Coliseu Micaelense
Data Inicial
2017-03-30
Hora Inicial
18:30

Livro e Exposição “Madrugada” no Coliseu Micaelense a 20 de março

O lançamento do livro e a inauguração da exposição de desenho “Madrugada” decorrerão, no Coliseu Micaelense,  20 de março, segunda-feira, pelas 18h30.

A exposição tem patente ao público 21 trabalhos, os quais fazem a fazem a Ilustração do livro. Nos trabalhos são usadas as seguintes técnicas: aguada de café, têmpera sobre painel e óleo sobre tela.

Juvalious Rodrigues nasceu em Ponta Delgada em 1991 e reside presentemente no Porto, onde estuda na Faculdade de Belas Artes.

Desde muito cedo, o desenho manifestou-se como intrínseco no seu modo de ser e de se expressar, tendo sido sempre apoiada e incentivada pelos familiares, que, desde logo, reconheceram a graciosidade no traço.

As suas primeiras “manifestações artísticas” ocorreram ainda tenra idade, cerca dos dois anos de idade, num cantinho do seu quarto (a parede atrás da porta), o que levou a mãe a forrar toda essa parede com papel de cenário para que pudesse dar asas à sua expressividade e imaginação.

Desde então que Juvalious nunca mais deixou de desenhar. Todo o papel ao seu alcance passou a ser suporte para as suas criações a que não escaparam os manuais do 1º CEB, enriquecendo ou completando as ilustrações dos livros.

Esse gosto, aptidão natural e criatividade levaram Juvalious a seguir a carreira de artista plástica que teve início com o Curso de Artes Plásticas, na Escola Secundária Antero de Quental. Participou, em 2010, com um trabalho que foi capa da Revista Açores Magazine, na exposição do Atelier Estudos Artísticos da Cooperativa Cultural a MaLA no âmbito do Projeto Azores Combo, num desafio que combinava aspetos tradicionais do artesanato açoriano com as aprendizagens da arte contemporânea.

Prosseguiu com o ingresso no curso de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Universidade Lisboa tendo mais tarde optado pelo curso de Artes Plásticas - ramo pintura, na Faculdade de Belas Artes do Porto.

É comum observar, em qualquer hora ou lugar, Juvalious em criação artística, permitindo-nos vislumbrar o mundo, dentro e fora de si. Apreciadora de café e por “rabiscar” nessa pausa, começou a desenhar com aguada de café, técnica que podemos apreciar nesta primeira mostra dos seus trabalhos.

Tendo aceite o desafio de ilustrar o livro “Madrugada”, de Susana Almeida Rodrigues, Juvalious apresenta nesta exposição (com o mesmo nome), trabalhos que abrangem para além da técnica aguada a café, têmpera sobre painel e óleo sobre tela.

© 2015/2017 by Acores9 - Beta Version